quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Auto Estima X Emagrecimento

Acho que essa matéria tem tudo haver com o nosso desafio de emagrecimento e por isso decidi compartilhar com vcs lindas guerreira...bjinhus...


Alimente sua autoestima e emagreça!
Quando a desvalorização pessoal insiste em entrar em cena, a vida da gente tende a experimentar sérias complicações. Engordar ou ter dificuldade para seguir um plano de perda de peso podem ser algumas delas

Françoise Gregório




A fórmula para emagrecer ou manter o peso, todo mundo já conhece: prática regular de exercícios e dieta equilibrada. No entanto, há alguns detalhes que potencializam os benefícios desta dupla implacável. Um deles - que é destacado em todos os livros e palestras de autoajuda e cantado em coro por especialistas - é a preservação da autoestima. Esta, quando está em baixa, tem o poder de gerar descompasso em diversas áreas de nossa vida, entre elas, desandar a famosa receita da boa forma. Ela é mais do que o reconhecimento de nossas habilidades e conquistas, é um elemento importante para enfrentarmos os desafios do dia a dia e desenvolvermos um bom relacionamento com o mundo. Funciona como uma espécie de sistema imunológico emocional. "Uma pessoa com autoestima elevada é mais confiante nos resultados. Quando uma paciente começa a emagrecer, por exemplo, ela reconhece tal conquista e aposta que chegará ao seu objetivo. Tal confiança, seguida pela determinação, facilita o processo de emagrecimento", comenta a médica Sara Bragança, especializada em Medicina Ortomolecular e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ).
Por outro lado, segundo a médica, quem anda cultivando a própria desvalorização, tem uma tendência a descontar na comida todas as suas desilusões, tristezas e fracassos. Mas exagerar à mesa não é a única forma de descontrole, não. O desânimo para seguir um programa de perda de peso e realizar tarefas de rotina - principalmente a atividade física -, a falta de estímulo para cuidar do próprio corpo e a atitude de se render a pensamentos do tipo "eu não vou conseguir mesmo" ou "por que eu sou assim?", levam qualquer projeto de emagrecimento a nocaute.



Um círculo vicioso se estabelece: a pessoa com baixa autoestima come mais,
engorda, fica menos confiante, mais infeliz e come ainda mais



3 versões do problema
De acordo com Cynthia Schincaglia, psicoterapeuta cognitivo-comportamental (RJ), é preciso ficar atenta a alguns comportamentos, que indicam queda da autovalorização. "Quando a opinião dos outros é sempre mais importante do que a nossa, aceitamos menos do que merecemos, não expressamos nossos pontos de vista, alimentamos pensamentos negativos, sentimos cansaço e estresse constantes, temos sempre a necessidade de aprovação e nos falta determinação, é sinal de que há problemas com a autoestima", destaca a psicóloga. Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Psicologia da Universidade do Texas criou três classificações para pessoas com baixa autoestima:


► Derrotada: acha-se incapaz de encarar as dificuldades do dia a dia. Não se acha responsável pelo que acontece em sua vida e espera que os outros deem conta dos seus problemas.

► Mascarada: demonstra felicidade e segurança. Mas, na verdade, vive com medo de errar e de que os outros percebam sua fragilidade. O seu combustível, para manter a aparência, é estar sempre em evidência.

► Rebelde: demonstra falta de interesse pelo que os outros falam, principalmente os que estão em situação privilegiada. Mal-humorada, joga a culpa de seus problemas nos outros.



Autoestima x ganho de peso
Estudo publicado no British Medical Journal (Inglaterra) indica que a falta de amor-próprio aumenta em até 40% as chances de ter problemas de saúde, entre eles a obesidade

A ausência de autoestima pode ter consequências diferentes para as pessoas. Pode causar tristeza e depressão em umas e ansiedade relacionada ao excesso de peso, por exemplo, em outras. "Quem não confia em si mesma, que não reconhece os próprios valores e que não tem metas claras e definidas pode se tornar alguém obesa, sim. Ela tende, sobretudo, a escolher a comida como aliada, na tentativa de resolver seus problemas. A dica? Ao abrir a geladeira de madrugada, pense: "Será que a solução dos meus problemas está aqui?" ou "Comer mais e engordar vai me ajudar em quê?", comenta Cynthia.

Fonte:http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/189/artigo189590-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário